Procurar no site


Contacto

Grupo 1 : Ciências Forenses
Covilhã

E-mail: areadeprojecto1escm@hotmail.com

A nossa candidatura ao Prémio Ilídio Pinho

20-12-2010 15:51

O nosso projecto tem como principais objectivos: conhecer pormenorizadamente as ciências forenses e as áreas directamente ligadas a elas e saber aplicar os seus métodos e técnicas em situações concretas de crime.

Temos uma primeira fase, que consiste na elaboração do guião da história onde se contextualiza o crime. Com base nessa história, vamos elaborar um filme constituído por duas partes: o crime e a investigação.

Para filmar a primeira parte, não necessitamos mais do que actores e câmara de filmar, mas para a segunda parte, é necessário outro tipo de acessórios.

A segunda parte é a mais importante do nosso projecto. É nesta parte que demonstramos os nossos conhecimentos adquiridos ao longo das pesquisas e parcerias realizadas. Na realidade, as condições oferecidas pela nossa escola são poucas ou quase nenhumas, apenas temos um laboratório com os materiais básicos, nada de instrumentos mais complexos, como os que nós precisamos para todo o processo de investigação.

Para esta parte, precisamos de retirar impressões digitais, cabelos, sangue ou outros vestígios encontrados no local do crime. Temos de retirar as impressões digitais, analisar o DNA do cabelo e do sangue e se neste último existem ou não substâncias tóxicas, retirar vestígios de pegadas ou urina e qualquer outro elemento, que nos permita tirar algumas conclusões.

Para realizar todas estas actividades, necessitamos de utensílios e por isso organizámos uma tabela que contém os materiais e os respectivos preços que nos foram fornecidos pela empresa MELCO (Comércio de Tecnologias Militares, Lda., sediada no Largo do Mercado Nº11 – 2º  |  2795-141 Linda-a-Velha  |  Portugal | Telf.: (351) 21 353 43 83).

Para além do filme, o nosso grupo vai escrever uma espécie de diário, que vai falar de todo o desenvolvimento do nosso projecto!

 

 

Brevemente adiantaremos mais promenores:)